Publicado:

Venda com cartão na indústria: vale a pena? Como e por que fazer?

A negociação está fluindo de maneira positiva, o cliente ficou bem interessado no seu produto, mas a conversa trava na etapa de acertar o pagamento. À vista não é possível para o cliente. Para você, a prazo não é bom, porque desequilibraria seu fluxo financeiro. E então, o que fazer? Perder o cliente e todo trabalho feito até ali? É neste contexto que a venda com cartão na indústria pode ser útil!Quando falamos em cartão de crédito, é comum que o varejo apareça como personificação do uso dessa modalidade de pagamento. Entretanto, bem sabemos que as empresas já têm seus cartões corporativos, utilizados em várias situações. Assim, não é descabido aproveitar desse comportamento para que a venda com cartão na indústria também seja uma realidade.Até porque o cartão de crédito mudou a dinâmica de pagamentos há tempo. Se antes era comum ver lojas com crediário próprio e mercadinhos de bairro com fichas de clientes — aquele caderninho de vendas fiadas —, hoje todos se adaptaram ao cartão de crédito. Se os pequenos varejistas entenderam os benefícios dessa modalidade, a indústria também precisa extrair o melhor dele.

Modalidades de crédito para a indústria

A venda a prazo é uma ótima alternativa para facilitar as negociações de venda. O cliente precisa desse benefício para se organizar, fazer investimentos e manter suas operações com um fluxo de caixa saudável. Como gestor, você sabe: nem sempre é possível adquirir algo, ainda mais de alto valor agregado ou com frequência constante (como insumos), sem flexibilidade no pagamento.Dessa maneira, cabe à indústria verificar as alternativas para atender ao cliente da melhor maneira. Uma das mais comuns é a emissão de duplicatas, estipulando o prazo acertado na negociação para o pagamento ser efetuado. A outra alternativa é a emissão de boleto, o que pode facilitar para determinados clientes.Entretanto, nesses dois cenários há o risco da inadimplência. Mas cabe um alerta: isso não quer dizer que a maioria dos clientes pode faltar com seus compromissos. A realidade é inversa: o não pagamento acontece com uma pequena porcentagem das vendas. Contudo, é um fato possível. Nesse sentido, boletos ou duplicatas não funcionam como garantia de recebimento.Esta é a primeira e principal vantagem da venda com cartão na indústria. Afinal, nessa modalidade, a sua empresa vai receber de qualquer maneira. Se o cliente não pagar, ele precisará se acertar com o emissor do cartão dele. Quer dizer: você abre a possibilidade de garantir prazo e flexibilidade no pagamento ao mesmo tempo em que assegura sua segurança operacional.

Recebimento à vista da venda com cartão na indústria

Outro benefício da venda com cartão na indústria é a possibilidade de ter acesso ao dinheiro à vista mesmo com as operações negociadas a prazo. Este é um assunto bem relevante a ser considerado porque, muitas vezes, a empresa precisa dos recursos naquele momento, muitas vezes para garantir a própria matéria-prima que será utilizada para dar andamento ao atendimento do pedido.Diante dessa necessidade imediata, muitos acabam negociando prazos menores para flexibilizar um pouco, o que nem sempre vai ao encontro das necessidades do cliente. O problema é que nem à indústria esse prazo menor atende, pois ainda vai se passar um tempo até o valor entrar no caixa. Assim, ninguém sai plenamente satisfeito, a não ser que o cliente tenha condições de quitar à vista.Em uma venda com cartão na indústria, esse problema não acontece porque é possível negociar um prazo mais confortável para quem está comprando, sem deixar de atender aos interesses e necessidades de quem está vendendo. Isso porque, por meio do próprio sistema de gerenciamento de vendas, é possível antecipar aquela venda e ter acesso imediato ao dinheiro.Quer dizer: todos saem ganhando. A sua empresa ganha uma poderosa ferramenta de negociação, melhorando as chances de fechar novos negócios e reduzindo os riscos de inadimplência, e o cliente se sente satisfeito porque ganha prazo e flexibilidade para pagar. Por fim, caso a necessidade de recursos seja imediata, é prático e rápido antecipar os valores.Vale dizer ainda que, se o cliente preferir pagar à vista, ainda assim ter uma solução de venda com cartão na indústria é interessante, porque ele pode finalizar a transação ali na hora, por meio de um cartão de débito.

Venda direta ao cliente final também é possível

Outra possibilidade ao implementar a venda com cartão na indústria é fazer a venda direta ao público final, dependendo do ramo de atuação. Basta organizar o site institucional para ter algum recurso de e-commerce e estruturar uma equipe para dar vazão a essa demanda. Com isso, abre-se mais uma frente de recursos e a margem de lucro pode ser ampliada, já que não será preciso intermediários.Dito isso, vale lembrar que, seja para o cliente final, seja para um revendedor, fazer venda com cartão na indústria não pressupõe o uso da tradicional maquininha de cartão. Claro, ela pode ser adquirida para determinadas situações, mas existem vários meios de captura de vendas que podem ser usados para aderir a essa modalidade de negociação.Considerando todos esses fatores, se você se sentiu interessado em testar a eficácia das vendas com cartão na sua indústria, conte com a ValoremPay! Nós temos todas as soluções para que a venda com cartão seja uma realidade na sua indústria. Entre em contato com a gente, converse com nossos consultores e, juntos, vamos entender as necessidades do seu negócio e indicar a melhor solução para a sua realidade.Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre este assunto, fique à vontade, também, para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!

Inscreva-se
Receba todas as novidades da Valorem em primeira mão. Inscreva-se para receber periodicamente nossas postagens.
Nos preocupamos com seus dados em nossa política de privacidade.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entre em Contato