Um software de gestão financeira é uma solução essencial para todas as empresas hoje em dia, independentemente do porte ou do setor em que atuam. Trata-se de uma ferramenta que coleta e controla informações relativas ao fluxo de caixa, desenvolve a conferência de receitas e despesas, o controle de contas a pagar e a receber, emite o DRE e faz a conciliação bancária.Mesmo que a sua empresa tenha uma contabilidade que forneça um suporte para administrar o pagamento de impostos, os custos trabalhistas e demais obrigatoriedades, todo o processo de gestão empresarial precisa ser organizado internamente. Com base nisso, nada melhor do que um software de gestão financeira para fazer esse controle com perícia e cuidado, evitando erros e retrabalhos.Então, se todo o controle financeiro da sua empresa está centralizado nas funcionalidades de um sistema de gestão, será que é realmente necessário ter uma assessoria de cobrança para cuidar dos recebimentos? É um questionamento que alguns empreendedores podem fazer e que, justamente por isso, merece uma reflexão aprofundada.
A verdade é que não há uma relação direta entre um software de gestão financeira e uma assessoria de cobrança. O trabalho de uma assessoria de cobrança é auxiliar no desenvolvimento de estratégias para diminuir e controlar os índices de inadimplência. É algo que um sistema eletrônico de gestão não consegue fazer.O máximo que um software de gestão financeira é capaz em relação à inadimplência é identificar uma falta de pagamento e deixar os profissionais responsáveis a par da situação. A partir daí, alguma atividade precisa ser desencadeada: ou a sua empresa contrata um serviço automatizado de cobrança (que, embora útil, tem funcionalidades limitadas) ou faz a cobrança por si própria.Contudo, nós já abordamos aqui no blog os inúmeros problemas resultantes de a sua empresa assumir sozinha a cobrança de inadimplentes. Claro, não é algo impossível, mas exige investimentos, infraestrutura, equipes preparadas e uma série de cuidados que podem tornar a operação mais custosa do que seria adequado para o equilíbrio financeiro.Portanto, um software de gestão financeira não substitui a assessoria de cobrança. É necessário que o seu negócio tenha recursos para que, daí então, eles sejam processados nesse sistema eletrônico. Logo, se você não recebeu pelo que tem direito, não há com o que trabalhar. E essa solução eletrônica não tem meios para fazer com que o seu cliente pague o que deve.
Sabendo desse contexto, fica fácil perceber o quanto as funcionalidades de um software de gestão financeira e de uma assessoria de cobrança são diferentes, embora sejam complementares. Juntas, elas podem garantir uma qualificação nos processos e um ganho de gestão muito importante para os resultados da sua empresa.A assessoria de cobrança vai cuidar dos seus recebimentos. Após a venda já é possível iniciar uma primeira etapa da cobrança de modo a perceber qualquer indício de uma provável inadimplência. Se ele for detectado, há tempo hábil para resolver a questão de modo a diminuir o impacto dessa não entrada de recursos no prazo correto.Lembre-se: qualquer dia de atraso, mesmo com a cobrança de juros e multa, representa um prejuízo de capital para você. Agora, se não for percebido nada e mesmo assim o cliente passar do prazo, os primeiros contatos já podem ser feitos. Tudo em um tom muito cordial e respeitoso, mas sempre com firmeza e convicção para que a situação não se alongue.Quando o dinheiro, enfim, entrar no caixa, aí é a hora de o software de gestão financeira agir, dando os encaminhamentos, preenchendo as lacunas e repassando as informações pertinentes à sua equipe de administração para dar a destinação correta aos recursos.Ficou claro o papel de um software de gestão financeira e de uma assessoria de cobrança? O ideal é sempre ter em mente: desconfie de quem diga que você não precisa de uma equipe especializada para tratar das suas inadimplências só porque a sua empresa já tem um sistema de gestão! A tecnologia, felizmente, nos ajuda diariamente em muitos aspectos, mas para tantos outros trabalhos no dia a dia de uma empresa, o contato humano não é só essencial como também é a única ferramenta verdadeiramente efetiva.Caso tenha restado alguma dúvida sobre este assunto, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Se você gostou, não deixe de compartilhar com os seus colegas!