Publicado:

Um software de gestão financeira substitui a assessoria de cobrança?

Um software de gestão financeira é uma solução essencial para todas as empresas hoje em dia, independentemente do porte ou do setor em que atuam. Trata-se de uma ferramenta que coleta e controla informações relativas ao fluxo de caixa, desenvolve a conferência de receitas e despesas, o controle de contas a pagar e a receber, emite o DRE e faz a conciliação bancária.Mesmo que a sua empresa tenha uma contabilidade que forneça um suporte para administrar o pagamento de impostos, os custos trabalhistas e demais obrigatoriedades, todo o processo de gestão empresarial precisa ser organizado internamente. Com base nisso, nada melhor do que um software de gestão financeira para fazer esse controle com perícia e cuidado, evitando erros e retrabalhos.Então, se todo o controle financeiro da sua empresa está centralizado nas funcionalidades de um sistema de gestão, será que é realmente necessário ter uma assessoria de cobrança para cuidar dos recebimentos? É um questionamento que alguns empreendedores podem fazer e que, justamente por isso, merece uma reflexão aprofundada.

A relação de um software de gestão financeira com uma assessoria de cobrança

A verdade é que não há uma relação direta entre um software de gestão financeira e uma assessoria de cobrança. O trabalho de uma assessoria de cobrança é auxiliar no desenvolvimento de estratégias para diminuir e controlar os índices de inadimplência. É algo que um sistema eletrônico de gestão não consegue fazer.O máximo que um software de gestão financeira é capaz em relação à inadimplência é identificar uma falta de pagamento e deixar os profissionais responsáveis a par da situação. A partir daí, alguma atividade precisa ser desencadeada: ou a sua empresa contrata um serviço automatizado de cobrança (que, embora útil, tem funcionalidades limitadas) ou faz a cobrança por si própria.Contudo, nós já abordamos aqui no blog os inúmeros problemas resultantes de a sua empresa assumir sozinha a cobrança de inadimplentes. Claro, não é algo impossível, mas exige investimentos, infraestrutura, equipes preparadas e uma série de cuidados que podem tornar a operação mais custosa do que seria adequado para o equilíbrio financeiro.Portanto, um software de gestão financeira não substitui a assessoria de cobrança. É necessário que o seu negócio tenha recursos para que, daí então, eles sejam processados nesse sistema eletrônico. Logo, se você não recebeu pelo que tem direito, não há com o que trabalhar. E essa solução eletrônica não tem meios para fazer com que o seu cliente pague o que deve.

A assessoria de cobrança na sua empresa

Sabendo desse contexto, fica fácil perceber o quanto as funcionalidades de um software de gestão financeira e de uma assessoria de cobrança são diferentes, embora sejam complementares. Juntas, elas podem garantir uma qualificação nos processos e um ganho de gestão muito importante para os resultados da sua empresa.A assessoria de cobrança vai cuidar dos seus recebimentos. Após a venda já é possível iniciar uma primeira etapa da cobrança de modo a perceber qualquer indício de uma provável inadimplência. Se ele for detectado, há tempo hábil para resolver a questão de modo a diminuir o impacto dessa não entrada de recursos no prazo correto.Lembre-se: qualquer dia de atraso, mesmo com a cobrança de juros e multa, representa um prejuízo de capital para você. Agora, se não for percebido nada e mesmo assim o cliente passar do prazo, os primeiros contatos já podem ser feitos. Tudo em um tom muito cordial e respeitoso, mas sempre com firmeza e convicção para que a situação não se alongue.Quando o dinheiro, enfim, entrar no caixa, aí é a hora de o software de gestão financeira agir, dando os encaminhamentos, preenchendo as lacunas e repassando as informações pertinentes à sua equipe de administração para dar a destinação correta aos recursos.Ficou claro o papel de um software de gestão financeira e de uma assessoria de cobrança? O ideal é sempre ter em mente: desconfie de quem diga que você não precisa de uma equipe especializada para tratar das suas inadimplências só porque a sua empresa já tem um sistema de gestão! A tecnologia, felizmente, nos ajuda diariamente em muitos aspectos, mas para tantos outros trabalhos no dia a dia de uma empresa, o contato humano não é só essencial como também é a única ferramenta verdadeiramente efetiva.Caso tenha restado alguma dúvida sobre este assunto, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo. Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Se você gostou, não deixe de compartilhar com os seus colegas!

Inscreva-se
Receba todas as novidades da Valorem em primeira mão. Inscreva-se para receber periodicamente nossas postagens.
Nos preocupamos com seus dados em nossa política de privacidade.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entre em Contato