A tesouraria é uma das partes que compõem o setor financeiro, e é quem tem um papel crucial no planejamento futuro das finanças da empresa. À medida que as empresas enfrentam os desafios das movimentações de mercado, a tesouraria é cada vez mais solicitada para apoiar uma melhor execução da estratégia corporativa.
Conhecendo a funçãoAdquirir conhecimento sobre gestão de tesouraria dá a certeza ao profissional a capacidade de antecipação das necessidades e a possibilidade de tomada de decisões que possam precaver e evitar possíveis problemas, reduzindo ameaças para o negócio.A gestão estratégica de tesouraria é uma prática que permite realizar uma gestão diária das movimentações de recursos financeiros, com conhecimentos que possibilitam prever riscos, além de administrar o capital de giro e a geração de caixa.Para esse resultado, é imprescindível ter um profissional capacitado e que saiba aplicar a gestão estratégica na prática. Além disso, também se faz necessário que os processos adotados pelo setor de tesouraria estejam alinhados ao planejamento estratégico do negócio.
Os profissionais de tesouraria estão cada vez mais evoluindo suas operações para se alinharem aos ambientes de negócios instáveis e complexos. O setor de tesouraria com preparação para a visão de futuro frequentemente revisam e atualizam os projetos e seus processos, sempre adequando para dar equilíbrio efetivamente a eficiência, a inovação e a excelência no desempenho e dar suporte às suas necessidades futuras, atuais e de forma antecipada.Avaliar sempre as técnicas que já são rotineiras, e com os resultados dessas avaliações, considerar a adição ou mudança das rotinas. Implantar as técnicas estratégico-operacionais, como cash pooling, tesouraria e centros de serviços compartilhados, para impulsionar a padronização, a centralização e a escalabilidade das capacidades..E com a função da Tesouraria se tornando mais visível e estratégica, a exigência necessária é bem maior, e acredita-se que os procedimentos tornam as rotinas mais rápidas e melhores reduzindo simultaneamente os custos. Os sistemas de tesouraria devem ser considerados para determinar se estão sendo utilizados em sua extensão máxima, apoiando adequadamente as necessidades em evolução da empresa.A tesouraria deve ser capaz de suportar efetivamente qualquer transação estratégica realizada ou antecipada pela empresa que vai desde o pré-fechamento até o fechamento e o pós-fechamento. Os processos sendo automatizados podem aumentar a previsão e os recursos preditivos da empresa, permitindo que informações mais confiáveis estejam disponíveis para a tomada de decisão para negociar o posicionamento ideal até para as transações em potencial.Um setor que auxilia no sucesso da tesouraria, é a cobrança, com ela bem estruturada, profissionais engajados que consigam administrar a inadimplência, fica mais fácil para a realização do planejamento criado, já que o risco de faltar capital é bem menor.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender e como se especializar para ter uma área de tesouraria mais estratégica.Entre em contato com um dos nossos consultores!