Publicado:

Saiba como ter a atenção do cliente na hora de cobrar uma dívida

Um dos grandes desafios do trabalho de recuperação da inadimplência é saber como ter a atenção do cliente na hora de cobrar. Todo mundo sabe que este é um contato muito delicado para quem cobra e constrangedor para quem é cobrado. Por essa razão, a forma como essa ligação vai ser recebida é sempre uma incógnita. Assim, é preciso estar preparado para todos os cenários.O interlocutor pode se desculpar, justificar e se comprometer a pagar o quanto antes; pode abrir com sinceridade a situação e dizer o que causou o atraso; pode ser ríspido, dizendo que sabe da dívida e não precisa ser lembrado; e pode simplesmente ignorar. Todas essas situações têm uma coisa em comum: quem é cobrado não está disposto a escutar: quer apenas falar e fugir da situação.Então, é preciso entender quais caminhos seguir para ser ouvido pelo interlocutor. Saber como ter a atenção do cliente na hora de cobrar é fundamental para a eficácia do trabalho de cobrança. E aqui é importante esclarecermos: é lógico que é mais importante ouvir do que falar nesses casos. Quem deve precisa ter o espaço para expor seus problemas, caso queira. Essa exposição é que vai nortear as negociações. Mas a sua empresa precisa ter espaço para negociar. Dessa maneira, em algum momento será preciso ter a técnica de como ter a atenção do cliente na hora de cobrar para controlar a situação. Ouvir quem está sendo cobrado é importante, claro, até para que ele se sinta compreendido, mas o cobrador tem que liderar o diálogo para chegar a um resultado.

Como ter a atenção do cliente na hora de cobrar

Em primeiro lugar, é preciso desmistificar a ideia de que a cobrança é uma tarefa a ser feita unicamente após ser constatada a inadimplência. Aí está o primeiro erro! Cobrar é acompanhamento, é uma extensão do pós-venda.Assim, conforme o prazo para pagamento for se aproximando, algumas ações já podem ser desencadeadas no sentido de lembrar o cliente da data de vencimento. Esse acompanhamento pode ser feito por telefonemas, e-mails ou canais de mensagens instantâneas, como Skype e WhatsApp. Nesse esforço, com alguma técnica já é possível identificar se o cliente dá sinais de que vai ter problemas para pagar na data certa. Se for o caso, imediatamente já podem ser tomadas medidas internas para evitar que um provável atraso comprometa a gestão financeira da sua empresa. Paralelamente, deve-se procurar resolver a situação com o cliente da melhor maneira possível para ambas as partes.E uma vez que todo esse trabalho de cobrança antes da inadimplência, como dissemos, é uma extensão do pós-vendas, o cliente não vai entender tais movimentos como uma desconfiança da parte da sua empresa. Ao contrário: quando bem feitas, essas ações podem até qualificar ainda mais o relacionamento comercial.Isso porque há a possibilidade de o cliente se sentir assistido e tratado de maneira personalizada. O importante é que a sua empresa venda essa imagem e se coloque como parceira de uma forma muito sincera, como alguém interessado mesmo em ajudá-lo e preocupado em contribuir para que esse relacionamento comercial esteja sempre positivo.Agora, se tudo estava indo bem mesmo antes do vencimento e mesmo assim a inadimplência aconteceu, de qualquer forma o trabalho de acompanhamento já foi realizado. Assim, as chances de uma recepção melhor ao contato são maiores, porque o cliente não vai se espantar em ser acionado pela sua empresa, até porque isso já vinha sendo feito.

Conversando com o cliente

Feito o contato, a primeira ação é explicar para o cliente o motivo da ligação e deixar claro que, antes de mais nada, a intenção é entender o que houve para que, juntos, seja possível encontrar uma solução para o problema. Aí é o momento de ouvir o cliente. A partir das informações que ele passar, o negociador começa o trabalho de propor ideias para resolver a questão.Você pode estar pensando que tudo isso parece mais fácil do que de fato é. E sim, existem razões para esse pensamento. Justamente por este fato é que é indispensável que os profissionais dedicados a tocar todas essas etapas sejam qualificados e especializados em fazer a cobrança da inadimplência.Não há outra resposta para a pergunta de como ter a atenção do cliente na hora de cobrar que não passe pela estruturação de uma equipe específica de cobrança. Um profissional alocado de outro setor certamente não conseguirá dar a atenção adequada, uma cobrança automatizada pode não alcançar o cliente, a contratação temporária pode não trazer o envolvimento necessário para a efetividade das ações.O caminho mais indicado, então, é contar com quem sabe fazer tudo isso. E nem falamos de contratar profissionais para assumir internamente esta função! Nossa indicação é que sua empresa contrate uma assessoria de cobrança para colher os melhores resultados e tenha a atenção do cliente na hora de cobrar.Caso você ainda tenha ficado com dúvidas, deixe o seu comentário no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição para atender e auxiliar a sua empresa.

Inscreva-se
Receba todas as novidades da Valorem em primeira mão. Inscreva-se para receber periodicamente nossas postagens.
Nos preocupamos com seus dados em nossa política de privacidade.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Entre em Contato