Que o preço é um dos principais motivos para a tomada de decisão dos clientes, todos sabem. Outros fatores estimulam ou não a compra, mas o valor a ser pago por um produto ou serviço continua sendo uma informação relevante. Porém, também é inegável que muitos tomam decisões sem olhar este fator. Encontrar o ponto de equilíbrio entre esses comportamentos é o desafio que permite analisar como fidelizar o cliente.
É só você pensar: sempre tem aquele estabelecimento que a pessoa recorre quando precisa de algo porque sabe que lá vai encontrar. Também há muitas lojas que têm a atenção de seu público porque ele sabe que não vai demorar para receber a compra. Sem falar nos comércios que são motivo de preferência porque vendem produtos específicos e exclusivos.
A fidelidade, portanto, tem a ver com experiência do cliente, qualidade de atendimento, variedade de produtos, facilidade de comprar e, claro, com preço. Ou seja, se você consegue fazer com que outras características do seu negócio se sobressaiam, o valor não será o mais importante a ser avaliado.
Naturalmente que o preço é um item que não pode ser desprezado. Não à toa, é importante estar em constante negociação com os fornecedores e procurar sempre serviços que lhe garantam um bom custo, sem impactos negativos na qualidade. Tais cuidados permitem que os custos sejam controlados para que não pesem na precificação e sua margem de lucro não seja sacrificada.
Bons preços também são excelentes chamarizes para o seu negócio. Planejar promoções é uma medida eficaz para chamar a atenção. E por mais que esta não seja uma estratégia infalível a quem procura saber como fidelizar o cliente, é algo necessário para atraí-lo. Então, pode ser o primeiro passo com a intenção de desencadear uma estratégia de fidelização.
O primeiro passo para quem quer saber como fidelizar o cliente é prezar por um atendimento de excelência. Fazer com que o seu público se sinta bem no seu estabelecimento é primordial. Isso exige funcionários treinados para que o atendimento seja ágil e preciso e para que todos tenham as informações corretas de modo a esclarecer as dúvidas e causar uma boa impressão.
Ao mesmo tempo, certas gentilezas são bons diferenciais: água, cafezinho, locais para se sentar, amostras dos produtos (se for o caso) e climatização causam um sentimento de bem-estar e de cuidado. Fazer com que o cliente se sinta valorizado e confortável é essencial. É importante, ainda, que ele seja reconhecido. Para tanto, recomenda-se que você tenha um cadastro atualizado. E vamos explicar o porquê!
Quando você tem um cadastro dos clientes, é possível acessar compras antigas e fazer novas sugestões com base no que eles já adquiriram. Dessa maneira, você se mostra útil, além de fazê-los se sentirem, de alguma maneira, reconhecidos. O mais importante, porém, é que o cadastro de clientes permite contatá-los sempre que surgir uma boa oportunidade (ou necessidade) de vendas.
Quando um produto novo que for do gosto do cliente chegar na loja, avisá-lo é um gesto inteligente e interessante. Mas não se limite a procurá-lo apenas para vender! É fundamental estar em constante contato, oferecendo gestos de cortesia para que ele não entenda suas comunicações apenas como iniciativas de venda.
Assim, cartões de aniversário, amostras grátis e conteúdos úteis, como dicas de decoração (se sua loja é desse ramo), de moda (para quem vende roupas e calçados) e receitas (para supermercados e mercearias) são boas pedidas. O melhor é que tudo isso pode ser enviado de forma on-line, por e-mail ou WhatsApp, por exemplo, dispensando custos com correios ou impressões, o que deixa as ações mais baratas.
Para incentivar o cliente a se cadastrar, ofereça desconto na compra em que isso acontecer e vantagens especiais, como desconto em itens selecionados para novas compras. É importante que ele conheça e goste da vantagem de ser um cliente cadastrado. Para ajudar, vale dar um nome para a iniciativa, como “cliente preferencial”, “cliente amigo” ou “cliente VIP”.
Sabe aqueles cartõezinhos de fidelidade que, a cada compra, o cliente ganha um selo ou carimbo e, após juntar determinada quantidade, troca por um serviço grátis? Pois então! Esta é uma solução inteligente para quem quer saber como fidelizar o cliente e atende como manicure ou tem barbearia, bem como para salões de beleza, postos de combustíveis, cinemas, oficinas mecânicas, lanchonetes e restaurantes.
Mas mesmo em outros tipos de estabelecimento esse tipo de cartão pode dar direito a um desconto ou brinde após ter a cartela completada. O importante é só definir um período de validade para o cartão e, desse modo, estimular o cliente a comprar com frequência e garantir regularidade de vendas no seu negócio.
Também é possível que as compras se transformem em pontuações que podem ser trocadas por produtos ou descontos. Essa pontuação pode ser registrada no cadastro do cliente e ele pode receber e-mails marketing frequentes com sugestões de compra acompanhadas da pontuação geral.
Contudo, vale um alerta: só o cartão não vai funcionar se você não investir em outras soluções de valorização do seu público. Quer dizer, é preciso mais que a promessa de serviço grátis, descontos ou brindes para que ele seja fiel ao seu negócio.
Por que as pessoas pagam milhares de reais em um smartphone de determinada marca em detrimento a um outro com funções similares, mas de uma marca mais popular? Simplesmente porque uma sabe agregar valor ao seu nome e as outras não se preocupam com essa percepção do seu público-alvo.
Então, uma outra dica para quem quer saber como fidelizar o cliente é associar a sua empresa a alguma característica relevante para ele. Você pode trabalhar para que seu negócio seja sinônimo de qualidade, de variedade, de atendimento exclusivo, de agilidade ou até mesmo de todas essas características juntas.
Claro, é necessário fazer por merecer esses títulos. Intensificar o marketing para colar uma imagem que não corresponde à realidade não é o suficiente. Paralelamente, é indispensável estar aberto a críticas, ser transparente e, o mais importante, criar uma atmosfera de pertencimento. Lembre-se que os clientes costumam se fidelizar quando sentem que fazem parte de algo.
Todo esse trabalho depende, naturalmente, de uma boa experiência completa. Afinal, de nada adianta fazer um trabalho de manutenção da clientela, de recepção, de seleção de produtos e de valorização da marca se, na hora da negociação, tudo ficar travado e difícil.
Para tanto, é fundamental ter uma variedade de pagamentos compatível com as demandas dos clientes e que, ao mesmo tempo, ofereça opções para o caso de alguma alternativa não estar disponível. Carteira digital, link de pagamento, contactless ou mesmo o modo tradicional, com cartão de crédito e débito, são algumas modalidades básicas de se ter à disposição.
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