No comércio, algumas datas são muito importantes, chegando até mesmo a serem decisivas para os resultados, como Natal e Dia das Mães. Mas há uma em especial que é relativamente recente no universo lojista e guarda algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração na estratégia. Estamos falando da Black Friday, que acontece todos os anos no mês de novembro e é marcada por grandes promoções. Iniciou com o e-commerce, mas as lojas físicas começaram a participar em peso. É por isso que essas empresas precisam ainda mais de atenção, pois enfrentam a competição intensa da internet.
A grande competição que as lojas físicas enfrentam com os e-commerces precisa ser superada com planejamento e também criatividade. É possível driblar essa questão, desde que o comerciante esteja disposto a encarar a Black Friday com a seriedade que ela merece. Com toda a mídia que ela pode gerar, a empresa pode conquistar clientes importantes. Veja os principais pontos que selecionamos.
Você lida o tempo todo com essa questão, mas na Black Friday, ela é ainda mais decisiva. Afinal, você precisa estar preparado para o aumento da demanda, consequência das promoções realizadas. Em um dia comum, por exemplo, até é possível contornar a falta de algum produto, mas em uma data promocional fica muito mais complicado.Então, é aí que entra a palavra planejamento. Defina os itens prioritários e estabeleça, com base em estudos, projeções e conversas com parceiros de negócio uma quantidade que será suficiente para suprir essa necessidade. Assim, é possível trabalhar com mais tranquilidade em uma época atípica.
Na Black Friday é só caprichar nos descontos: quanto mais, melhor, não é mesmo? Definitivamente não! É essencial manter a saúde financeira do seu negócio. Então, considere seus custos, a margem de lucro e lance ofertas que mantenham resultados satisfatórios para a empresa. Imagina triplicar a venda de determinado item e descobrir depois que os descontos comeram o lucro e deram prejuízo para a sua empresa! Essa margem pode cair, é claro, mas de maneira consciente, calculada e que seja compensada pelo volume de vendas ou com o ajuste em outro produto de saída fácil, que não exige um desconto tão expressivo para chamar a atenção dos clientes.
Oferecer descontos e outras vantagens também depende de seus fornecedores. Então, estabeleça um diálogo com seus parceiros de negócio e negocie preços, prazos de entrega e outros pontos do contrato. Dessa forma, é possível conseguir condições que ajudam na margem de lucro e na satisfação dos consumidores.Um exemplo é quantidade de produtos adquirida. Se sua empresa costuma comprar uma determinada quantidade e identifica que aquele determinado item tem potencial para vendas mais expressivas, pode tentar alguma negociação para maiores quantidades.
O desconto é o grande protagonista da Black Friday, mas ele pode ter alguns pontos de apoio, ou seja, outros benefícios que ajudam na conquista dos consumidores. Um deles pode ser a possibilidade de o cliente se cadastrar e receber antecipadamente algumas promoções que sua empresa irá realizar. Programas de fidelidade, garantia estendida grátis, brindes, vale-compras e promoções também são técnicas interessantes.Mas, claro, existem muitos outros caminhos que podem chamar a atenção. Pensar nisso exige também criatividade e pode ser um diferencial em relação à concorrência.
Opções de parcelamento sem juros em uma quantidade maior de meses que do que você costuma praticar é mais uma condição de pagamento especial que pode ajudar na hora de atrair clientes para sua empresa na Black Friday. Pense que muitas pessoas se encantam pelas promoções, mas, ainda que estejam irresistíveis, pesam no bolso. Então, é essencial encontrar formas de facilitar a vida dos consumidores, obedecendo, claro, a lógica de que seu negócio não pode sair no prejuízo.
Bom, você fez todo um planejamento pensando em atrair os clientes, tem sucesso e, na hora de eles pagarem, começa o problema. Sabemos que grande parte das pessoas prefere pagar com cartão. Então, é fundamental que as maquininhas funcionem adequadamente e com uma conexão de qualidade. Um suporte qualificado e ágil também faz toda a diferença, além da possibilidade de aceitar as principais bandeiras e os mais modernos métodos de pagamento.Seria uma tragédia, por exemplo, ter uma fila no caixa porque a máquina de cartão está fora do ar, não é mesmo? Essas coisas costumam ser um transtorno e tanto para lidar, e ainda em um momento de grande movimento e com tanto potencial de vendas! E nem dá para transferir a expectativa de vendas para o dia seguinte, porque mesmo que você estender a promoção, o chamariz da Black Friday já vai ter diminuído, afinal, genuinamente se trata de uma campanha de um dia só. Ou seja, todos os esforços são mais eficazes naquele dia e a maquininha não pode lhe deixar na mão.Além disso, como dissemos, a empresa que fornece os equipamentos precisa garantir um atendimento muito rápido, tanto para tirar dúvidas quanto para resolver pequenos imprevistos. A resposta precisa ser dada na mesma velocidade da demanda da Black Friday.Por todos esses motivos, a ValoremPay pode ser a solução que sua empresa precisa para ter agilidade e garantir uma Black Friday muito mais tranquila e lucrativa, pelo menos no que diz respeito aos meios de pagamento. Junto às outras técnicas que apresentamos, o dia de promoção na sua loja tem tudo para ser um sucesso!De nossa parte, a preocupação é oferecer o melhor produto, com um atendimento excepcional, suporte ágil e próximo, tecnologia de ponta e soluções diferenciadas para permitir o desenvolvimento sustentável dos nossos clientes. Se você tiver alguma dúvida sobre as ações de Black Friday ou sobre a ValoremPay, deixe sua mensagem no espaço abaixo. Você também pode entrar em contato com a gente. É só clicar na imagem abaixo!