Quando uma empresa planeja as condições de pagamento que vai praticar, sempre há uma preocupação em atender bem ao cliente. Mas não é raro que o pensamento central esteja no próprio negócio. Por isso que antecipar o recebimento das vendas é positivo: porque esse tipo de organização de prioridades muda.
É legítimo que você pense com cuidado na saúde financeira do seu negócio e no dia a dia da gestão financeira. Aliás, é isso que permite a uma empresa continuar atendendo, trabalhando e evoluindo. No entanto, para aumentar a base de clientes, é essencial se mostrar competitivo. E uma das formas de fazer isso é facilitando as negociações.
Não se pode abrir mão da importância central que o cliente tem para o sucesso da sua empresa. Seria perfeito que todos pagassem à vista e em dinheiro, não é mesmo? Com isso, as taxas sobre o valor da venda seriam menores. Porém, essa já não é mais a realidade. Para começar, as pessoas têm preferido usar o cartão, pelo menos, no débito. Só aí o mundo ideal já deixa de existir.
O pagamento via cartão exige um suporte para meios eletrônicos de pagamento. Como todo serviço, ele vai exigir algumas contrapartidas do seu negócio. Nesta etapa, o importante é observar o custo-benefício que esse fornecedor proporciona, de modo que você tenha a melhor infraestrutura para recebimento dos pagamentos com um atendimento de qualidade a um custo competitivo.
Mas a verdade mesmo é que o crédito tem se tornado um recurso muito importante para a população em geral organizar as finanças e acessar bens de consumo. Consequentemente, o parcelamento das compras também passou a ser uma estratégia interessante porque ela organiza as dívidas e permite que seus projetos, sonhos, planos e desejos possam se concretizar.
Sabendo disso, quanto mais se restringe as possibilidades para o público, mais você afasta as possibilidades de ele conseguir aquilo que quer com a organização que planeja. Ao mesmo tempo, repassar os custos para o cliente é uma decisão delicada, pois impacta diretamente na competitividade do seu negócio.
Vender a prazo é uma questão de estratégia. Trata-se de um poderoso argumento de vendas e uma excelente ferramenta de negociação. Por isso as condições de pagamento precisam ser cuidadosamente planejadas, porque elas são tão importantes quanto a qualidade dos seus produtos e a experiência proporcionada ao cliente, podendo determinar o acerto ou não com o cliente.
Considerando isso, mesmo que a legislação brasileira já permita diferenciação de valores para pagamento à vista e no cartão de crédito¹, o ideal é que seja anunciado um valor único. Algumas exceções podem acontecer, como é o caso de postos de gasolina. Mas, em geral, é relevante guardar a conversa sobre preço e pagamento para o fechamento da venda.
Sendo assim, defina um valor para seu produto ou serviço já considerando uma margem para desconto em caso de pagamento à vista. Essa margem pode cobrir taxas e outros encargos que envolvem o pagamento a prazo. Desse modo, o cliente não fica com a impressão que está pagando acréscimo só por não ter pago em dinheiro.
Ao definir prazos para pagamento e quantidades de parcelas, considere a realidade do seu negócio. Alguns nem precisam propor essa modalidade, já que o cliente sequer espera isso, como em supermercados. Mas para quem vende produtos ou serviços com valor agregado maior, vale a pena pensar em oferecer essa opção.
Se o seu produto ou serviço tiver um valor acessível ao seu público, planeje poucos parcelamentos, como em cinco ou seis vezes. Porém, se você trabalhar com algo que exija um planejamento maior, uma dica é ampliar essa divisão dos valores ― dez ou doze vezes é um número chamativo.
Mas aí chegamos à questão central do texto: como garantir prazo e parcelamentos aos clientes sem repassar integralmente os custos dessa oferta e sem sentir falta desse dinheiro no caixa? A primeira questão, sobre os custos, já fornecemos uma pista um pouco antes: basta incluí-los no preço final do produto, usando-o como margem em caso de uma negociação à vista.
Agora, sobre a urgência de dinheiro no caixa, antecipar o recebimento das vendas pode ser a saída. Com essa solução, você garante prazo para os clientes, facilidade nas negociações para seus colaboradores e faz tudo isso sem deixar de ter dinheiro no caixa sempre que precisar.
Ao antecipar o recebimento das vendas, você aproveita só mais uma das muitas vantagens de vender no cartão de crédito, pois o risco de inadimplência nessa modalidade de pagamento é quase nulo, o que facilita demais uma operação de crédito como da antecipação. É mais seguro que vender no crediário próprio e mais prático do que ter um serviço de pagamento por boleto bancário.
Na ValoremPay, além de todos os benefícios que você conquista com a nossa solução, é muito mais fácil antecipar o recebimento das vendas. Você pode programar para receber o seu dinheiro em dias específicos dentro de uma determinada frequência e controla tudo isso por meio de um portal de gestão exclusivo.
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Referência
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