Você sabe: o cliente é o bem mais importante da sua empresa e de qualquer outra no mundo. Por mais que a gente saiba que aquele ditado “o cliente sempre tem razão” seja contestável, a verdade é que é preciso respeitá-lo e agradá-lo, inclusive para o bem das suas operações. Por isso, vale a pena pensar em estratégias para vender no Dia do Cliente de uma forma exclusiva e especial.Quer dizer, promover alguma ação nesta data deve ser algo bem pensado e ter um tom de agradecimento pela confiança e preferência. Embora seja sempre indicado e importante planejar muito bem qualquer iniciativa comercial, é possível aproveitar a data desenvolvendo ações pontuais, que passem uma boa impressão e, por consequência, aqueçam as vendas.Por isso, fique atento que vamos expor algumas dicas para você vender no Dia do Cliente e, de quebra, fortalecer esse relacionamento com o objetivo de conquistá-lo e fidelizá-lo.
Separamos algumas ideias que você pode organizar e implementar em pouco tempo para aproveitar a data e vender no Dia do Cliente de um jeito que seu público se sinta prestigiado. Veja só!
Tudo precisa ser exclusivo deste dia. Ou seja, a promoção a ser anunciada não pode ser a mesma que vai ser usada na Black Friday ou que foi usada no Dia dos Pais ou Dia das Mães. A proposta é fazer com que o seu cliente sinta que você pensou em algo especial para que ele se beneficie com a data. E este é um ponto bem positivo dessa ação.O outro aspecto interessante, e que pode causar efeitos bem relevantes nas vendas, é causar a sensação de urgência com uma publicidade como: “é só por hoje”, “oportunidade exclusiva” ou algo do tipo. Mas lembre-se: como você está dizendo que é só para aquela data, cumpra o que foi dito para não cair em descrédito, prejudicando suas campanhas futuras.
Como o preço especial só deve valer para aquele dia, considere selecionar alguns produtos para fazer aquelas promoções acachapantes, incríveis mesmo. É uma forma de atrair o consumidor pelo preço e deixá-lo feliz com o negócio. Só que isso também não significa sair no prejuízo! Você pode reduzir a margem de lucro ao mínimo, mas não pode ficar em dívida por causa de uma precificação incorreta.Essa, inclusive, é uma oportunidade de provocar uma saída em itens que você pretende renovar ou trocar o mostruário. Produtos que estejam há algum tempo parados em estoque também podem ser selecionados para esta ação. Porém, evite usar esse recurso para oferecer algo que seu cliente não quer. A oferta precisa ser útil para ele e, acima de tudo, verdadeira. Jamais minta sobre o preço anterior ou sobre a porcentagem de desconto. Também nunca diga que está em preço promocional um item que, na verdade, está custando o mesmo que em dias normais.E se você achar que preço é algo complicado de se mexer, invista em formas de pagamento diferentes do que habitualmente você pratica. Dê mais prazos, ofereça brindes ou mesmo faça parcerias com outros comércios para que, em troca de uma compra, o cliente possa aproveitar um desconto ou um item grátis nesse parceiro.Um exemplo dessa ação é vender celular e oferecer desconto em um parceiro que vende capinhas. Ou vender roupa e garantir de brinde uma bijuteria. Tudo vale para agradar!
Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de uma vitrine bem elaborada para chamar a atenção dos clientes, lembra? Entretanto, muito além de organizar esse espaço de uma maneira especial para vender no Dia do Cliente, a própria loja merece uma decoração especial para marcar a data.Vale balões, confetes no chão, faixas na entrada, sonorização, enfim. O importante é, em primeiro lugar, motivar as pessoas a entrarem e, em seguida, fazer com que elas se sintam acolhidas e felizes por estarem ali. A partir daí é só executar um bom atendimento e destacar as promoções planejadas para auxiliar na argumentação para a venda.
Se a sua loja ainda não investiu numa estratégia de experiência do cliente, é hora de começar a estruturar algo assim. Claro que da noite para o dia fica bem inviável organizar os processos na sua empresa para que isso seja uma realidade. Contudo, já é possível adotar algumas medidas iniciais, como inclusive já explicamos aqui no blog.Com isso, você ganha mais chances de fidelizar o seu cliente. E somando com todas as outras iniciativas (preços, promoções, brindes, ambientação e atendimento), certamente as chances dessa pessoa voltar serão muito grandes. O importante, apenas, é você ter um registro de cada pessoa que comprar na sua loja neste dia. Se não, não há como manter contato e fazer o pós-venda.Para que a experiência seja completa, tudo precisa funcionar muito bem, desde a recepção das pessoas até a hora do pagamento. Esta última parte, aliás, é bastante crítica porque ela pode ser responsável responsável tanto por estragar um bom trabalho na área de vendas quanto por reforçar o correto atendimento prestado em todas as fases da venda. Em alguns casos, pode até salvar uma experiência negativa.Por isso, é fundamental investir em tecnologias que facilitem o pagamento das compras de uma maneira fácil e segura. E isso não passa apenas pela escolha da melhor maquininha de cartão. Cartão que, sem dúvida, é muito importante. Mas é preciso oferecer mais: garantir a oportunidade de os clientes pagarem com tecnologias modernas e também terem a garantia de resolução diante de qualquer imprevisto.Se não der tempo de fazer esses investimentos já para vender no Dia do Cliente, que está aí à porta, procure implementar essas melhorias para as próximas datas especiais e para o dia a dia comum na sua loja. Você vai perceber como um atendimento bem feito, do começo ao fim, impacta positivamente nos resultados do seu caixa.Em caso de dúvidas, é só falar com a gente!